Segurança da informação: qual a importância dessa metodologia nas empresas?

Como garantir a segurança da informação nas empresas, quando o Brasil é o 2º país que mais sofre com ataques cibernéticos, com sequestros de dados acontecendo a cada 40 segundos?

Esta é uma das questões mais delicadas nas empresas, afinal manter os dados seguros é primordial para a estratégia do negócio, pois eles são os maiores bens de uma organização.

Pensando nisso, quero compartilhar com você algumas dicas para garantir a segurança das informações na sua empresa. Confira:

O que é Segurança da Informação?

De forma geral, a Segurança da Informação trata-se de um conjunto de técnicas que são usadas para proteger as informações de uma empresa, garantindo que elas estejam protegidas contra hackers e crackers e não sejam roubadas, corrompidas ou vazadas.

Cabe ressaltar que a segurança da informação protege a empresa contra ameaças digitais, mas também contra as não digitais, como o vazamento de dados por pessoas mal intencionadas dentro da organização, por exemplo.

A implementação desta segurança exige um processo de:

  • gerenciamento de riscos;
  • análise de alvos, fontes de ameaças, vulnerabilidades e possíveis impactos;
  • identificação de formas de controles;
  • e avaliação da eficácia do plano de gerenciamento de riscos.

Quando aplicada corretamente, a segurança da informação garante que apenas pessoas responsáveis tenham acesso a dados sigilosos da empresa.

Quais são os princípios da Segurança da Informação?

A Segurança da Informação é baseada em 3 pilares:

  • Confidencialidade: este princípio indica que as informações da empresa devem estar acessíveis apenas para pessoas autorizadas. Sem a confidencialidade a empresa fica vulnerável a roubo de informações, ataques cibernéticos e até mesmo a utilização dados de clientes.
  • Integridade: Integridade corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações e sistemas pela empresa ao longo dos processos ou de seu ciclo de vida.
  • Disponibilidade: este princípio fala sobre a eficácia do sistema e o funcionamento da rede, e deixa claro que os dados da empresa precisam estar seguros e disponíveis para que seja possível utilizar a informação quando for necessário, como para gerar relatórios, por exemplo.

Os princípios são extremamente importante que as informação da empresa estão seguras contra possíveis ameaças, tanto internas quanto externas.

Importância da Segurança da Informação nas empresas

Informação é poder. Logo, a segurança da informação é mais do que uma estratégia, é também responsável pelo bom funcionamento do negócio.

Afinal, toda a empresa trabalha com os dados internos de forma estratégica e, caso elas falhem ou caiam em mãos erradas, pode se tornar um grande problema.

Confira os principais benefícios da Segurança da Informação nas empresas:

Visão abrangente dos ativos, riscos e ameaças

Essa visão permite a criação de um nível de segurança maior, sendo possível simular situações antes que elas aconteçam.

Além disso, a empresa ficará à frente do mercado, afinal estará por dentro das inovações de segurança da informação.

Proteção dos ativos mais valiosos da empresa

Um sistema ou um banco de dados bem estruturado e bastante utilizado é um dos ativos mais importantes que a empresa pode ter.

Logo, se a sua empresa possui um deles, você deve bem saber que, sem eles, as atividades são praticamente impossíveis de acontecer.

Por isso, contar com a Segurança da Informação garante a proteção desses ativos.

Identificação e correção de erros e fragilidades

Identificar falhas e fragilidades é essencial para as empresas, principalmente se trabalham com desenvolvimento de softwares e precisam gerar confiabilidade aos clientes.

Logo, contar com uma política bem desenvolvida de Segurança da Informação, a correção destes erros será mais simples e serão feitos automaticamente.

Melhora da credibilidade e imagem da empresa

Empresas que levam a Segurança da Informação realmente a sério, passam mais confiança e credibilidade para os clientes, colaboradores e fornecedores.

E, acredite, isso otimiza os negócios, pois muitos clientes consideram a segurança um ponto importante para a escolha de um produto ou serviço.

Aumenta o valor de mercado da empresa

Casando uma imagem confiável a credibilidade que o negócio constrói, temos o aumento considerável da empresa no mercado.

Afinal, ao levar autoridade por meio do valor, seja o percebido ou o real de compra, a empresa atrai novos investidores e clientes e aumenta o grau de satisfação dos atuais.

O que fazer para manter a empresa protegida e diminuir erros?

Proteger a rede e a navegação na Internet

Utilize um Firewall para manter a rede da empresa protegida, configurando adequadamente as regras e bloqueios necessários, a fim de impedir incidentes nocivos, como vírus ou malwares que podem causar sequestro de dados, conhecido como Ransomware.

Por isso, a solução é proteger e controlar o acesso a sites estranhos, restringindo alguns locais específicos como sites para download, jogos, violência e pornografia.

No entanto, é sempre importante avaliar o investimento necessário, os custos de manutenção e atualizações e a relação dos benefícios com o investimento.

Preservar e atualizar constantemente os sistemas

As formas de ataques e roubo de dados evoluem sempre, geralmente procurando falhas e vulnerabilidades em sistemas ou provocando a curiosidade dos usuários.

Portanto, é fundamental manter todo sistema da empresa constantemente atualizado.

Logo, você deve se preocupar em

  • atualizar periodicamente os sistemas operacionais;
  • atualizar navegadores;
  • revisar as políticas de seguranças;
  • configurar roteadores constantemente;
  • identificar periodicamente as falhas na rede;
  • utilizar bom antivírus, de preferência que não seja gratuito.

Orientar os usuários a identificar riscos e prevenir ataques

Além das outras medidas de segurança, é importante orientar os funcionários da empresa a se prevenirem contra ataques e aprenderem a identificar riscos, a fim de impedir a entrada de vírus nos sistemas e evitar formas de ataques.

Afinal, um dos principais problemas é a curiosidade e falta de conhecimento dos usuários que, por falta de uma orientação assertiva, acessam conteúdos estranhos ou ofensivos, abrem mensagens falsas por e-mail ou clicam em links que direcionam para sites nocivos.

Uma boa dica é criar um manual de regras para o uso seguro do sistema e da internet da empresa.

Mas lembre-se: a ideia não é impelir leis aos usuários, mas sim criar uma cultura de segurança da informação e dos equipamentos de tecnologia.

No entanto, ainda que a sua empresa cuide para que todas estas medidas sejam tomadas, nunca será possível ter certeza de que a rede está 100% segura.

Por isso, é tão importante fazer uma cópia dos dados relevantes, armazenar as informações em lugares diferentes e manter o hábito de sempre fazer um backup.

Sistema e-extrato e a segurança da informação

A Boavista Tecnologia desenvolveu o sistema de conciliação de cartão e-extrato com o propósito de manter as informações financeiras das empresas totalmente seguras.

O site do sistema e-extrato é acessado por meio de uma tecnologia chamada HTTPS, que é a versão mais segura de protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet e garante a confidencialidade dos dados financeiros, além de possuir certificado de segurança válido.

Além disso, nós não modificamos nenhum arquivo da operadora, todas as informações financeiras do cliente são devidamente transportadas para o sistema e-extrato através de arquivos eletrônicos, que são acessados somente por um grupo de pessoas autorizadas através das permissões do próprio e-extrato e de acordo com a decisão da empresa.

A Boavista Tecnologia também utiliza os melhores e mais seguros servidores do mundo para hospedar a base de dados do e-extrato, além de uma equipe de desenvolvimento especialista em segurança de dados.

O e-extrato garante a confidencialidade, integridade, eficácia e a autenticidade do sistema e dos dados financeiros, sendo baseado nos principais pilares da segurança da informação.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. É só inscrever-se abaixo e agendar uma conversa com um de nossos especialistas.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *